top of page
diario1.png
  • Foto do escritorRoni Carlos Costa Dalpiaz

O CEMITÉRIO DA CAPELA


Estive lendo o livro de Nelson Adams Filho que fala sobre a igreja Matriz de São Domingos das Torres, no qual ele traz uma novidade que é a existência de um cemitério perto da igreja, anterior aos já conhecidos (do morro do Farol, da praia da Cal, da Itapeva e do Campo Bonito).

O tal cemitério foi procurado com base em relatos orais que foram repassados por gerações de moradores da cidade chegando aos tempos atuais um pouco distorcidos. Estes mesmos repasses orais traziam menções aos cemitérios existentes e também a um cemitério desconhecido pela maioria dos “torrenses atuais”.

Notando a possível existência deste antigo cemitério, Nelson foi atrás e acompanhado de uma arqueóloga encontrou a provável localização. Escavou e encontrou uma ossada humana, tudo foi devidamente registrado.

O problema é que o cemitério parece estar em um terreno particular e sua exploração depende de autorização do proprietário. E pelo que se sabe, esta autorização não foi dada e a exploração teve que ser interrompida.

O cemitério procurado seria mesmo ali onde a ossada foi encontrada?

Sem a exploração do local não teremos nossa resposta e o cemitério ficará escondido por mais alguns anos até que possa definitivamente ser encontrado.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page