top of page
  • Foto do escritorRoni Carlos Costa Dalpiaz

A PRAIA DA OLARIA


ocê já se perguntou por que a “Praia da Cal” tem esse nome?

A nossa conhecida Praia da Cal já se chamou Praia da Olaria, isso foi no século XIX, lá por 1844. Na extremidade sul da praia, junto ao promontório, funcionou, nos tempos do Ten. Cel. Francisco de Paula Soares de Gusmão, uma olaria.

E justamente ele, Soares de Gusmão, nos fornece um relato minucioso da existência e do funcionamento desta olaria que, por sinal, foi construída por ele.

“Este segundo outeiro, conhecida pela Torre do Meio, em razão de sua situação entre as outras duas, não deixa de ser notável, porque no seu cimo tinha uma bacia ou depósito de águas da chuva, que formava uma lagoa, no fundo da qual encontrei excelente barro para telha e tijolo, do qual me aproveitei, fazendo para o mar um profundo rasgamento por onde esgotei, a fim de aproveitar-me de todo o barro que tinha em si.”

Naqueles tempos era tudo muito difícil, uma vila pobre, longe de tudo, mas precisando crescer. Soares de Gusmão viu que ali existiam os recursos naturais, só faltava um melhor aproveitamento deles. Então usou o barro da parte alta da torre do Meio e no pé deste morro montou um forno para a olaria que iria fabricar as telhas e os tijolos para seus propósitos e, também, para os moradores da pequena vila. A partir das telhas e tijolos se fez necessário a fabricação de cal para a construção pois este era muito caro. Com uma fonte de matéria prima (sambaquis) próxima seria fácil a fabricação da cal, pois o forno já existia (o mesmo da olaria). Somados, os recursos agora fabricados pelo Tenente Coronel, serviriam para construir as edificações militares e civis da época.

A olaria deve ter funcionado ao longo de cem anos, quando seu forno foi sendo utilizado mais para fazer a cal do que para fazer tijolos e telhas. No século XX, já aparecia como proprietário do Rancho da Cal, o conhecido acendedor de lampiões Eloi Krás Borges.

Pelo que se sabe não havia uma só caieira perto da praia e, talvez, pela quantidade de caieiras concentradas nesta região é que o nome foi trocado de Praia da Olaria para Praia da Cal.


Fonte: O passado em ruínas: turismo e patrimônio arqueológico em Torres/RS, Leonardo Gedeon. Foto do site https://localtour.com.br/caieira-da-barra-do-sul/


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page